CULTURA
04.05.2013
Vis√£o Geral do Meio Ambiente e Reciclagem

Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural. Esse sistema sofre massiva intervenção humana e de outras espécies do planeta.
O grande desafio da humanidade √© desenvolver-se sem causar o colapso deste sistema. Isto s√≥ √©  poss√≠vel quando toda a sociedade, cidad√£os, governos e empresas,  aderem √†s pr√°ticas de desenvolvimento sustent√°vel.
 

As nossas atividades diárias geram resíduos que vão desde lixo doméstico até pesados lixos industriais, passando pelos resíduos da construção civil (RCC), que por sua natureza, representa grande porcentagem de todo o resíduo produzido diariamente no mundo.
O governo brasileiro, através da resolução 307/2002 do CONAMA, determinou que cada município deve elaborar um plano de tratamento do RCC que deve abranger toda a cadeia, desde a geração até a reciclagem.
A prefeitura de S√£o Jos√© dos Campos possui o seu sistema de gest√£o de res√≠duos de constru√ß√£o civil em acordo com a resolu√ß√£o 307/2002. Em S√£o Jos√© quem produz acima de um metro c√ļbico (1m¬≥) de res√≠duos - devem encaminh√°-los para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
O transporte dos res√≠duos √© uma atividade regulamentada e deve ser realizado por empresa id√īnea, licenciada e comprometida com a correta destina√ß√£o dos RCCs.
A Lei Municipal 7146/06 determina que os geradores e transportadores são os responsáveis pela gestão dos resíduos das obras de construção civil. Portanto, ao contratar caçambas para dar destino aos resíduos da sua obra, certifique-se que a empresa é habilitada.
Se você vai demolir, construir ou reformar, saiba que 75% de todo o RCC é produzido por estes tipos de obras, e que descartar resíduos sólidos em desacordo com a legislação é considerado crime ambiental. Portanto, exija do transportador a guia de transporte emitida pela prefeitura, onde estará discriminado o destino de descarte.
Porque se preocupar com a destina√ß√£o dos Res√≠duos da Constru√ß√£o Civil ‚Äď RCC?
Al√©m de evitar problemas com a justi√ßa referentes ao crime ambiental, o incorreto manejo do RCC acarreta em: 
‚ÄĘ degrada√ß√£o das √°reas de manancial e de prote√ß√£o permanente;
‚ÄĘ prolifera√ß√£o de agentes transmissores de doen√ßas;
‚ÄĘ assoreamento de rios e c√≥rregos;
‚ÄĘ obstru√ß√£o dos sistemas de drenagem, tais como piscin√Ķes, galerias, sarjetas, etc.
‚ÄĘ ocupa√ß√£o de vias e logradouros p√ļblicos por res√≠duos, com preju√≠zo √† circula√ß√£o de pessoas e ve√≠culos, al√©m da pr√≥pria degrada√ß√£o da paisagem urbana;
‚ÄĘ exist√™ncia e ac√ļmulo de res√≠duos que podem gerar risco por sua periculosidade.
Comprometida com a legisla√ß√£o e preocupada a sustentabilidade, a Qualix criou o servi√ßo Vale Ca√ßambas, que trabalha em parceria com ind√ļstrias de reciclagem e aterros licenciados. Quando voc√™ contrata uma ca√ßamba da Vale Ca√ßambas voc√™ tem a garantia da melhor destina√ß√£o dos seus res√≠duos.
 
Fonte: http://www.valecacambas.com.br/page_1326501699556.html 
Publicações Anteriores
1
 
1