MAT√ČRIAS
29.05.2014
Sustentabilidade no RioMar
Shopping do Grupo JCPM desenvolve uma série de projetos para preservar o meio ambiente e mudar paradigmas na obra.Faltando pouco mais de um ano para ser inaugurado, o RioMar Shopping, no Pina, investe em educação ambiental. Em breve, será concluída a primeira etapa do Projeto.
 Amigos do Mangue, realizado pela Col√īnia de Pescadores Z-1, de Bras√≠lia Teimosa, em parceria com o empreendimento do Grupo JCPM. O projeto prev√™ 16 coletas no entorno do RioMar. O trabalho vem sendo realizado desde julho, com seis barcos e 12 pescadores. Cada um recebe uma bolsa no valor de R$ 100 por dia de trabalho.A proposta √© tirar o lixo do mangue e promover educa√ß√£o ambiental dos moradores que vivem nas √°reas ribeirinhas do Capibaribe. ?

O RioMar adotou a iniciativa pois tamb√©m est√° gerando renda para os pescadores e para a cooperativa de catadores Pr√≥-Recife, que revende alguns res√≠duos retirados do mangue, como por exemplo garrafas PET e metais?, informou a gerente socioambiental do Grupo JCPM, Vera Barbosa. ?Todo o mangue foi cercado, protegido, antes de o canteiro de obras ser instalado?, completou.Outra iniciativa foi recompor a mata ciliar que margeia rios e lagos. Dentro do Plano de Reflorestamento do mall, um trecho de 40 mil metros quadrados do canteiro de obras do shopping receber√° 1.893 mudas de √°rvores nativas. Embora n√£o tenha sido necess√°rio aterrar o manguezal, pois o terreno antes era ocupado por uma F√°brica Bacardi, a obra suprimiu 293 √°rvores. Como compensa√ß√£o, o RioMar tem que repor 633 √°rvores. Mas far√° quase o dobro: ser√£o plantadas 1.260 √°rvores a mais do que o exigido pelos √≥rg√£os licenciadores. Com inaugura√ß√£o prevista para 29 de outubro de 2012, o RioMar ?, a exemplo do Salvador Shopping na Bahia, tamb√©m do Grupo JCPM ?, foi pensado de maneira a preservar o meio ambiente, utilizando materiais com crit√©rios de sustentabilidade e conte√ļdo reciclado. N√£o √† toa, em junho deste ano o presidente do Grupo JCPM, Jo√£o Carlos Paes Mendon√ßa, recebeu voto de aplausos na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo compromisso socioambiental na constru√ß√£o do RioMar.

A ação foi justificada também pela preocupação do Grupo com a educação sustentável da comunidade do entorno e dos jovens estudantes do Recife, promovendo oficinas de reciclagem e palestras.No canteiro de obras do RioMar, se vê a preocupação ambiental por todos os lados. Uma iniciativa interessante é a solução para os resíduos de demolição da Fábrica Bacardi, um volume estimado de 36.000 toneladas. Esse material está sendo britado numa usina de reciclagem, e esses resíduos são aproveitados na própria obra para aterro de caminhos e na formação de blocos. O metal extraído desse processo vai para Gerdau. O mall se preocupa com mínimos detalhes.

A obra possui, por exemplo, um lava-rodas para que os caminh√Ķes n√£o saiam sujando as vias. Tamb√©m adotou um sistema para atenuar a poeira.O projeto e a opera√ß√£o do mall tamb√©m se valeram de novas tecnologias visando o melhor aproveitamento de recursos naturais. O shopping possui cobertura envidra√ßada, integrando ilumina√ß√£o natural com artificial. Assim, o uso de energia el√©trica durante o dia ser√° m√≠nimo. O reuso da √°gua de condensa√ß√£o do sistema de climatiza√ß√£o, nas torres de resfriamento, permitir√° uma economia de √°gua em 25%. Al√©m disso, o esgoto √© a v√°cuo em 100% dos vasos sanit√°rios, representando redu√ß√£o em 90% de √°gua ao sistema convencional. Nas pra√ßas de alimenta√ß√£o, haver√° pontos de coleta seletiva. Mat√©ria publicada no Jornal do Commercio em 07/09/2011